Descrição
Do mesmo autor de A Terra dos Filhos, a primeira HQ a ser indicada para o Strega, principal prêmio literário da Itália.
“Uma das 10 melhores graphic novels de 2020.”
– The New York Times
“Se eu tivesse que escolher apenas um quadrinista para ler pelo resto da vida, Gipi seria a escolha perfeita.”
– Comics Grinder
Um soldado angustiado diante da carnificina na Primeira Guerra Mundial. Uma baronesa frívola que inspira o surgimento das metralhadoras. Um escritor perdido. Aquilo que não podemos desfazer nem perdoar. O caminho de casa, como encontrá-lo de volta? Tudo isso é Umahistória.
Um dos quadrinistas mais aclamados da atualidade, vencedor de diversos prêmios no mundo inteiro, o italiano Gipi alterna entre um preto e branco áspero e suas aquarelas exuberantes para construir uma narrativa múltipla. Através de pistas complexas, entre um posto de gasolina solitário e cartas de amor perdidas, Umahistória é uma HQ emocionante sobre como os ecos do passado podem afetar dramaticamente nossas escolhas.
Sobre o autor: Gian Alfonso Pacinotti, o Gipi, é o mais celebrado quadrinista italiano da atualidade. Nascido em Pisa em 1962, já publicou mais de dez livros, todos aclamados pela crítica, e recebeu diversos prêmios – inclusive o Angoulême e o Goscinny.
Gipi também já ilustrou diversas reportagens para o jornal La Repubblica, foi fundador da produtora Santa Maria, de filmes e animações, além de já ter escrito e desenhado seu próprio jogo de cartas. L’Ultimo Terrestre, seu primeiro longa-metragem, estreou no Festival de Cinema de Veneza em 2011.
Dele, a Veneta publicou A Terra dos Filhos (2018), que acaba de ganhar uma adaptação cinematográfica pelo diretor Claudio Cupellini.
Frases de imprensa:
“Teorias lunáticas e histórias secretas se entrelaçam em um lindo quebra-cabeça gráfico”
– The New York Times
“Não há nada sobre uma obra de Gipi que seja simples ou superficial, e sua arte nunca é nada menos do que sublime.”
– Comic Beats
“Neste trabalho breve, mas assustador, a própria vida é uma batalha, cujo grande prêmio é saber perdoar a si mesmo.”
– Publishers weekly
“Se eu tivesse que escolher apenas um quadrinista para ler pelo resto da vida, Gipi seria a escolha perfeita. Umahistória traz novamente aquele clima deliciosamente melancólico de sofisticação crua e fria.”
– Comics Grinder
“A arte de Gipi acrescenta ao processo uma qualidade lírica que transcende a página e vai direto ao coração.”
– Solrad
“As linhas de Gipi trabalham juntas para transmitir emoções profundas. Reserve um tempo especial para apreciar estes desenhos. Eles são mágicos.”
– Paste