Descrição
Brasil, década de 1950. Um faquir gaúcho torna-se celebridade nacional depois de se submeter a diversas provas de jejum, nas quais se exibe ao público dentro de uma urna de vidro, deitado sobre uma cama de pregos e cercado por serpentes. A cada apresentação, ele passa mais tempo sem comer. Finalmente, na Capital Federal, bate o Recorde Mundial de Jejum, até então nas mãos de um faquir francês. O artista gaúcho em questão era o fabuloso Silki, um prodígio da resistência física e orgulho nacional.
Do início da carreira em circos mambembes na adolescência até o ostracismo do qual se tornou refém nos últimos anos de sua vida, a biografia Silki – Um tratado sobre a arte do faquirismo traz à tona as glórias e tragédias desse Campeão da Fome e também de outros artistas, homens e mulheres, que se dedicaram à arte do faquirismo no Brasil da época.
Obra fundamental para o resgate de uma modalidade circense totalmente esquecida há décadas e de personagens que o país consagrou e depois descartou – triste metáfora da situação da memória artística nacional, sempre tão desprezada. Registro de um tempo em que o Brasil foi Campeão da Fome. Como reflete Veronica Fabrini no epílogo do livro: “A fome nunca deixou de ser tema nesse nosso país tão desigual. [na obra] A fome vai ganhando nuances, profundidades, paradoxos. Sem deixar de ser uma força social que explodiria mais adiante, seu significado desdobra-se numa potência arquetípica e, como tal, ambígua. A Fome é o que é, mas também algo além dela. A Fome é o desejo de permanecer vivo.”
Sobre os autores:
Alberto Camarero nasceu em São José do Rio Preto (São Paulo) em 1950, e vive na capital. É cenógrafo, artista plástico e diretor de arte. Como pesquisador, corre atras das histórias de personagens marcantes que atuaram na sombra da vida cultural oficial do país. Iniciou em 2012 uma parceria com Alberto de Oliveira, da qual surgiu Cravo na Carne – Fama e Fome, publicado pela Editora Veneta em 2015, sobre as faquiresas do Brasil.
Alberto de Oliveira nasceu em Jundiaí-SP em 1992 e vive na capital paulista. Historiador, escritor e poeta, iniciou em 2012 uma parceria de pesquisas sobre figuras transgressoras e marginais do Brasil de outrora com Alberto Camarero. Cravo na Carne – Fama e Fome, publicado pela Veneta em 2015, é o resultado de uma dessas pesquisas, sobre as faquiresas do Brasil.