Descrição
“Nunca ninguém deveria trabalhar. O trabalho é a causa de grande parte da miséria do mundo.”
Um clássico da literatura subversiva contemporânea, A Abolição do Trabalho (1985), do anarquista norte-americano Bob Black, tem animado diversos grupos anticapitalistas e inspirou até o romance básico do movimento cyberpunk, Piratas de Dados (1988), do escritor Bruce Sterling, para quem A Abolição do Trabalho “é um dos documentos seminais do underground dos anos 1980”. O ensaio já foi traduzido para mais de quinze idiomas e, agora, ganha uma adaptação para os quadrinhos, pelo artista português Bruno Borges.
Sobre os autores: Robert Charles Black Jr. nasceu em 1951, em Detroit, Michigan. Tem uma sólida formação na área de direito (é formado na Universidade de Michigan, e tem mestrado em teoria geral do direito pela Universidade da Califórnia, em justiça criminal pela Universidade de Albany, e direito penal pela Universidade de Buffalo), então escreveu artigos sobre o tema em diversas publicações jurídicas e até em órgãos da grande imprensa.
Mas, em paralelo, ele é também Bob Black, que ganhou fama no underground produzindo uma série de pôsteres políticos irônicos sob o pseudônimo The Last International e tem sido um dos mais influentes pensadores anarquistas contemporâneos dos Estados Unidos. Um crítico radical do capitalismo, do Estado e da sociedade organizada em torno do trabalho. É também autor de Groucho Marxismo, publicado dentro da Coleção Baderna.
Nascido em 1976, Bruno Borges é pintor, autor de banda desenhada e ilustrador, vive e trabalha no Porto. Além de publicar seus quadrinhos em revistas de diversos países, colaborou de forma regular com as galerias de arte MCO, Artfit, Sopro (Portugal), Magda Bellotti (Espanha) e Silas Marder (EUA). Foi Docente na licenciatura em BD e Ilustração da E.S.A.G. entre 2012 e 2019, e orienta também oficinas de arte para todas as idades em diferentes unidades curriculares tecnológicas de Artes Visuais em cursos de formação profissional.