Descrição
Em Estudante de medicina, Cynthia B. narra, de forma franca e bem-humorada, seu cotidiano na mais tradicional e concorrida faculdade de medicina do país. Entre dissecações de cadáveres e discussões sobre nucleotídeos, cromossomos e linfonodos, a autora mostra uma rotina era cheia de festas, bebedeiras, sexo casual e dilemas existenciais.
“Absolutamente surpreendente (…) Na medida exata em que traduz sua experiência em humor e drama, seria possível comparar Cynthia a Woody Allen (se ele não estivesse fazendo filmes tão ruins). Prefiro dizer que ela possui luz própria, com discurso inteligente e robusto, sem lamúrias vitimistas ou pena de si própria, inclusive com excelente capacidade de ilustrar devaneios, jogos mentais e abstrações.”
– Ciro I. Marcondes (Raio Laser)
“A obra se destaca entre as histórias habituais sobre o mundo dos hospitais por sua veracidade e sua crueza. A autora faz um retrato de uma estudante que se interroga, que hesita, perde o pé e recomeça”.
– Denis Marc (RTBF – Radio-télevision belge de la Communauté Française – França)
“Uma das mais interessantes quadrinistas do país. Estudante de Medicina corresponde às altas expectativas”
– Ramon Vitral (Vitralizado)
“Quem abre as páginas e acompanha a história da garota de olhos esbugalhados encontra um retrato fiel do que é a rotina do universitário de medicina.”
– Ardilhes Moreira (G1)
“Os quadrinhos são sensacionais e de uma sinceridade sem tamanho”
– Larissa Alves (Unicórnio Literário)
“Estudante de Medicina toca em diversos assuntos de uma forma sincera e sem muitos rodeios, como o aborto, sexo casual, bebedeiras, festas e dilemas existenciais. Cynthia B. não deixa de expor o que pensa, mas tudo de uma forma franca e bem-humorada.”
– Ricardo Ramos (Torre de Vigilância)
“Estudante de Medicina: Universidade, juventude e muita sinceridade”
– Isabel Lima (Delirium Nerd)
“Obra registra a jornada de estudante brasileira que troca a medicina pelas HQs”
– Ramon Vitral (Rolling Stone)
“Estudante de Medicina é provavelmente a única HQ do mundo que se inicia com uma cena de um abscesso purulento. É nojento, mas anuncia a franqueza à toda prova desta obra”
– Yvan Pandelé (What’s Up Doc? – França)
“Confissões de arrepiar os cabelos, com base em diálogos interiores vigorosos, com reflexões sobre o exercício da medicina e sobre o papel das ressacas nos estudantes” (…)“Indispensável”.
– Sofie von Kelen (L’Avis des Bulles – França)
Rafael Spaca entrevista Cynthia B. para a revista Bravo
Cynthia B. entrevistada pelo CNews, um dos principais canais de notícia da França
No Fio do Bigode, com Cynthia B.
“História desenfreada de uma estudante à procura de seu caminho”
– Sophie Gindensperger (BoDoï)
“Eu já gostava muito de seus quadrinhos de humor, mas, no ano passado, fiquei muito impressionado com aquela HQ contando sua experiência com o aborto, publicada na revista Piauí. A mistura de franqueza, honestidade e ao mesmo delicadeza e humor. Essa evolução agora chega em um ponto muito alto com Estudante de Medicina, no qual ela conta de maneira muito franca o que foi sua vida de estudante na Faculdade de Medicina da Universidade de Federal do Rio de Janeiro, a mais tradicional do Brasil. E ela fala de tudo: dos entusiasmos, das frustrações, das festas, das bebedeiras, das ressacas, das dúvidas, dos vacilos… É um retrato pungente do amadurecimento de uma jovem estudante.”
– O editor Rogério de Campos responde as perguntas de Marko Ajdaric (Sindimed – Bahia)