A Guerra do Deserto
Autor: Enrique Breccia
País: Argentina
Categoria: HQ
Tradução: Marcelo Barbão
Prefácio: Rogério de Campos e Juan Sasturain
Criado durante os tumultuosos anos 1970, que desembocaram em uma das mais ferozes ditaduras do nosso continente, o livro é um mergulho na Argentina do século XIX, quando o governo empreendeu uma cruzada contra os indígenas a fim de liberar terras para o pasto.
As Almas do Povo Negro
Autor: W.E.B. Du Bois
País: EUA
Categoria: Não-ficção/Sociologia/História/Autobiografia
Tradução: Alexandre Boide
Prefácio: Silvio Almeida
Ilustrações: Luciano Feijão
“W.E.B. Du Bois não é apenas uma figura de destaque na história intelectual negra americana, mas um pensador da história mundial, da ‘linha de cor’ global. Esta tradução brasileira é um evento profundamente importante na circulação das ideias radicais.”
– Asad Haider, autor de Armadilha da Identidade (Veneta, 2019)
Eu Fui um Garoto Gorila
Autor: Fábio Vermelho
País: Brasil
Categoria: HQ
“Febril, desconcertante, Eu Fui Um Garoto Gorila, constitui talvez a narrativa mais exaltada do Fábio Vermelho. Pornográfico e violento, repleto de imagens bizarras, é um trabalho enraizado no lado mais sombrio da imaginação; o verdadeiro território dele é o caos do inconsciente.” – João Pinheiro
Kent State
Autor: Derf Backderf
País: EUA
Categoria: HQ
“A crônica habilmente trabalhada que Backderf faz desse momento decisivo na história dos EUA serve também como uma elegia profundamente comovente para as vítimas. Os leitores também podem traçar paralelos relevantes com a violência dos tempos contemporâneos, perigosamente controlados pelo ruído da mídia e pela desinformação turvando as águas.”
– Publishers Weekly, Review 05 estrelas
“A meticulosidade da pesquisa de Backderf se mostra em mais de duas dúzias de páginas de notas, com fontes incontestáveis sobre os tiroteios de Kent State. Mas também se mostra nos relatos pessoais e entrevistas do autor com pessoas que testemunharam aquele momento fatídico.”
– The Akron Beacon Journal
Zona de Crise
Autor: Simon Hanselmann
País: EUA
Categoria: HQ
“Não gosto de ler quadrinhos no computador ou no celular. Tiras tudo bem, mas acabo perdendo o foco com séries. Zona de Crise foi exceção, fui um leitor assíduo. Me impressiona como Hanselmann manteve sua regularidade e retratou o espírito de uma época, registrando todas as tensões decorrentes da pandemia do novo coronavírus enquanto a coisa tá rolando. E fez isso com bom humor, óbvio.”
– Ramon Vitral
Palestina
Autor: Joe Sacco
País: EUA
Categoria: HQ
“Com base em suas pesquisas, entrevistas e experiências pessoais nos territórios ocupados da Palestina entre 1991 e 92, Palestina te leva até a região, com um relato em primeira mão das atrocidades e do sofrimento no conflito com Israel. O livro mostra de perto as condições físicas e emocionais de pessoas que lutam diariamente pela sobrevivência. Sacco transformou estas terríveis condições de vida em um documentário artístico envolvente. É uma história triste, mas a maioria das boas histórias é triste.”
– American in Auckland
Luba e sua Família
Autor: Gilbert Hernandez
País: EUA
Categoria: HQ
Tradução: Cris Siqueira
“Se as primeiras histórias de Palomar são comparadas com Gabriel García Márquez, as desse livro se assemelham ao velho Bret Easton Ellis (pense no estilo de prosa seca e sem afeto), com um pouco de Judy Blume incluída em boa medida.”
– Tim O’Neil , The A.V. Club
Vida à Deriva
Autor: Yoshihiro Tatsumi
País: Japão
Categoria: HQ
Tradução: Drik Sada
“A arte de Tatsumi é mais sofisticada, mantendo um estranho brilho da forma, mesmo em momentos sombrios. Ele definitivamente escreve mangás que não são exatamente mangás. Em um livro como Vida à Deriva é bastante fácil se perder em um desenho ou uma linha. Não cometa esse erro. Seus prazeres são cumulativos; o livro tem uma grandeza lenta, cautelosa. É como se alguém tivesse pego um romance de Haruki Murakami e desenhado nas margens das páginas de maneira bonita e inspiradora.”
Dwight Garner, New York Times
Umahistória
Autor: Gipi
País: Itália
Categoria: HQ
“Teorias lunáticas e histórias secretas se entrelaçam em um lindo quebra-cabeça de um livro que implora para ser relido.”
– New York Times, Best Graphic Novels of 2020
“As linhas de Gipi trabalham juntas para transmitir emoções profundas. Tome algum tempo para olhar estes desenhos. Eles são mágicos.”
– Paste
Blues
Autor: Robert Cumb
País: EUA
Categoria: HQ
Sinopse: “A relação do desenhista com a música é o mote de Blues, que conta com dezenas de histórias deliciosamente nostálgicas, honrando o velho bordão “como era boa aquela época” enquanto sacaneiam os tempos modernos em um livro que é um retrato impressionante dos bluesmen norte-americanos. ‘Eu adoro música. No entanto, não sou um grande músico. No máximo, arranho um banjo ou um violão. Para mim, a música é o maior dos prazeres, com o sexo. Mais do que arte, admito’, garante Crumb. E essa relação apaixonada é exibida ao extremo em Blues.”
– Marcelo Costa, Scream and Yell
Fun
Autor: Paolo Bacilieri
País: Itália
Categoria: HQ
Tradução: Michele Vartuli
“O artista italiano Paolo Bacilieri entrega a mais pura diversão, tanto narrativa quanto visualmente. Também horizontalmente e verticalmente: pode esquecer qualquer estrutura estritamente linear sem graça. Fun é denso, bem-humorado e seguro de sua experimentação gráfica. ”
– Print Magazine
King
Autor: Ho Che Anderson
País: Canadá
Categoria: HQ
Tradução: Dandara Palankof
“King tem sido uma figura tão onipresente na cultura americana que pouco de sua verdadeira essência permanece na imagem e nas palavras frequentemente invocadas. Anderson faz aqui um grande favor ao reverendo, fragmentando-o em uma abordagem complexa e certeira. O autor não recorre ao velho truque cinematográfico barato de mostrar cenas de sucesso e depois decadência. Há mais decepção em King do que celebração, impregnada com a triste sensação de uma longuíssima batalha que mal começou. Uma conquista eterna, como o homem que a história retrata.”
– Publishers Weekly, Review 05 estrelas
Kanikosen – o navio dos homens
Autores: Gō Fujio e Takiji Kobayashi
País: Japão
Categoria: HQ
O mangaká Gō Fujio adapta o romance de Takiji Kobayashi sobre uma rebelião em um navio pesqueiro, um dos maiores clássicos da literatura proletária japonesa.
“Com um traço preciso, Gō Fujio põe o rosto e os olhos nesta história de sobrevivência, luta e resistência. Uma adaptação tão eficaz quanto se pretende.”
– Hablando en Manga
Domex
Autor: Gustavo Piqueira
País: Brasil
Categoria: HQ
Sinopse: O premiado designer e escritor Gustavo Piqueira reencontra o andróide schwarzeneggeriano da sua adolescência em uma HQ que esbanja experimentalismo e metalinguagem.
A Abolição do Trabalho
Autores: Bruno Borges e Bob Black
País: Portugal
Categoria: HQ
Sinopse: O artista português Bruno Borges adapta o clássico ensaio anarquista de Bob Black.
Pinturas de Guerra
Autor: Ángel de la Calle
País: Espanha
Categoria: HQ
Tradução: Andréa Bruno
“O que torna Pinturas de Guerra tão genial é quanto a história segue narrativas com precisão, permitindo que dezenas de personagens e seus universos se juntem em uma história central: um agente da CIA, um oficial do serviço secreto francês envolvido na guerra suja contra a Argélia, um pintor chileno, um pintor Tupamaro, um mexicano sobrevivente do massacre de Tlatelolco, um pintor montonero argentino… e todos eles se reencontram em uma Paris imprevisível. Tudo à medida que acompanhamos um jovem escritor espanhol chegando na cidade para escrever uma biografia da maldita princesa do cinema americano.”
– Paco Ignacio Taibo II, jornalista autor de Pancho Villa – uma biografia (Planeta, 2007) e Ernesto Guevara, Também Conhecido Como Che (Expressão Popular, 2008)
Holocaustos Coloniais
Autor: Mike Davis
País: EUA
Categoria: Não-ficção/Política
“Holocaustos Coloniais irá redefinir a maneira como você pensa sobre o projeto colonial europeu. Depois de ler isto, desafio até o nacionalista mais fervoroso a se orgulhar das chamadas ‘conquistas’ do império.”
– Observer
“Genocídio é uma palavra forte. No entanto, é difícil discordar dela depois de ler o angustiante livro de Davis. Tamanho comprometimento, expresso em tanta força e lucidez, está até fora de moda hoje em dia.”
– Sukhdev Sandhu, The Guardian
Riding for Deliveroo (título original)
Autor: Callum Cant
País: Reino Unido
Coleção: Baderna
Categoria: Não-ficção/Política
Tradução: Alexandre Boide
Prefácio: Leo Vinicius Liberato
“Aqui temos uma discussão oportuna e perspicaz sobre as condições enfrentadas pelos trabalhadores da nova economia. Poderosamente escrito e politicamente urgente, Riding for deliveroo deveria ser uma leitura essencial para qualquer um que busque compreender – e desafiar – a precariedade na era do capitalismo de aplicativo.”
– Helen Hester, professora da Universidade de West London
A História da Revolta Pan-Africana
Autor: C.L.R. James
País: Trindade e Tobago
Categoria: Não-ficção/História/Política
Prefácio: Robin E.G. Kelley
“É um mérito a publicação deste trabalho pioneiro de C.L.R. James sobre a resistência negra. Muitas ideias embrionárias brilhantes articuladas em A História da Revolta Pan-Africana se tornariam base para o estudo dos movimentos sociais negros muitos anos depois. O prefácio de Robin Kelley situa James e seu pensamento de maneira incisiva no mundo dos intelectuais pan-africanos e marxistas.”
– Sundiata Cha-Jua, professora de estudos africanos da Penn State University
Uma Pequena História dos Quadrinhos Para Uso das Novas Gerações
Autor: Rogério de Campos
País: Brasil
Categoria: Não-ficção/História dos Quadrinhos
“É o livro mais divertido que já se escreveu sobre história das histórias em quadrinhos.”
– Érico Assis, blog da Cia. das Letras
Tortuga
Autor: Valerio Evangelisti
País: Itália
Categoria: Literatura
Um romance de tirar o fôlego, no qual o italino Valerio Evangelisti, autor de livros como Black Flag, As Correntes da Inquisição e da coleção Magus, se inspira nos clássicos livros de pirataria.
A Tragédia dos Cães
Autor: João Pinheiro
País: Brasil
Categoria: HQ
Bertha Lutz
Autoras: Angelica Kalil e Mariamma
País: Brasil
Categoria: HQ
Sinopse: A obra de Angélica Kalil e Mariamma Fonseca traz para os quadrinhos a história da bióloga, política e ativista feminista Bertha Lutz, e sua participação na conferência que deu origem à ONU, em 1945. Foi a atuação da brasileira que garantiu a inclusão da palavra “mulheres” no texto final.
Incognegro
Autores: Mat Johnson e Warren Pleece
País: EUA
Categoria: HQ
“A percepção da identidade – e as palavras, comportamentos e adereços que ajudam a criá-la – surge repetidamente em Incognegro. Os exemplos definitivos dessa metamorfose racial estão ligados ao mistério central e ao golpe de misericórdia da HQ.”
– George Gustines, New York Times
O Grande Xaram
Autores: Mauricio Dias e Allan Alex
País: Brasil
Categoria: HQ
Bastião de uma arte esquecida, o velho Xaram relembra os dias de glória da ventriloquia. É o primeiro quadrinho da Veneta no formato comic book.
Façam um plano anual pra gente poder comprar tudo tudinho diretamente de vcs.
Que maravilha de títulos!
Em breve, Juliana Basiliio 😉
Alguma esperança de Kanikosen e Vida à Deriva serem lançados em ebook? (Assim como os demais mangás já publicados pela editora?)
Vcs comentaram sobre mais um lançamente do Derf Backderf, o TRASHER, num post do face. Ela vem neste ano mesmo? Acabou não entrando nesta lista. Parabéns pelas escolhas, esse vai ser um ano muito interessante nos lançamentos de quadrinhos.
Vem sim, mas não o Trashed, o Kent State. Trashed sairá por outra editora.