Editora Veneta

PNLD Literário 2021

logo-veneta-invertido

BECO DO ROSÁRIO

Vencedor do prêmio HQ Mix nas categorias desenhista nacional, arte-finalista nacional, colorista nacional e edição especial nacional

Porto Alegre, anos 1920, uma cidade em plena febre de modernização. Vitória, uma jovem negra com grandes ambições e talento para a escrita, sonha em se tornar jornalista. Mas, para isso, precisa enfrentar os estigmas de uma sociedade racista e patriarcal. Esse é o mote de Beco do Rosário, romance gráfico de Ana Luiza Koehler.

Fruto de uma extensa pesquisa histórica, o livro retrata o conturbado processo de expansão da capital gaúcha, marcado pela desigualdade social e pelo racismo. Um processo que tinha como objetivo “europeizar” a cidade, tentando jogar seus habitantes negros para fora do campo de visão.

Vitória é moradora do Beco do Rosário, que dá nome ao livro, um espaço prestes a ser extinto para dar lugar a ruas e avenidas. Teo, seu amigo de infância, é filho de uma rica família de imigrantes e volta para Porto Alegre após se formar engenheiro no exterior, cheio de novas ideias para a capital. Já Fabrício é um jovem artista negro que não consegue ver seu talento valorizado no mercado de trabalho. É por meio das histórias e dos laços entre esses personagens que o livro retrata as mudanças na paisagem da cidade. Com belos traços aquarelados, Ana Luiza Koehler constrói uma grandiosa narrativa de época e um poderoso comentário social sobre os processos de modernização urbana da primeira metade do século XX.

Escolha pelo código:

0353L21612

Autor: Ana Luiza Koehler

Número de páginas: 112

Categoria: Ensino Médio
(Obras literárias voltadas para
os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio)

Temas:
Cidadania
Diálogos com a Sociologia e com a Antropologia

Gênero:
História em quadrinhos

Leia um trecho:

Vídeo do Professor:

Vídeo do Aluno:

conheça também:

SABRINA

Nick Drnaso

Código: 0025L21612

YE

Guilherme Petreca

Código: 0265L21612

SPINNING

Tillie Walden

Código: 0263L21612