Carolina
Siga-nos
De João Pinheiro e Sirlene Barbosa
Código 0991l18606
Nesta HQ, o artista visual João Pinheiro e a professora Sirlene Barbosa contam a história da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977). Mulher, negra e catadora de papel, ela escreveu Quarto de Despejo, livro que ficou no topo da lista de mais vendidos do Brasil e foi publicado em mais 13 países nos anos 1960, no qual narra o cotidiano na favela do Canindé, região central de São Paulo, onde morava na época. A obra retrata a infância pobre em Minas Gerais, a vida sofrida em São Paulo, as ilusões e decepções com a fama e, por fim, seu esquecimento. O livro traz um retrato das barreiras sociais e raciais ainda vivas no Brasil e pode abrir portas também para uma discussão qualificada sobre a ideia de prestígio e desprestígio na literatura.
Temas transversais: desigualdade social, presença da mulher na literatura brasileira, presença do negro na literatura, gênero.
Prêmios: Indicada ao Jabuti 2017 e selecionada no PNLD 2018.
Publicado também na França.
Na imprensa
Entrevista de Sirlene Barbosa no Geledés.
“Permitindo-se ver o universo pelos olhos de Carolina, a narrativa começa a ingressar no mundo interno da autora. A HQ cresce quando chega a cenas fantasiosas, como a que a escritora paira acima da favela, da cidade, do planeta, e toma uma estrela nas mãos. É uma transição que faz bom uso de recursos poéticos, atribuindo ousadia ao livro. O estilo levemente mais didático assume a narrativa a partir daí, para contar sua vida após Quarto de Despejo“. (…) A linearidade some de novo ao final, em uma cena que volta à infância. É um belo fechamento, que fixa a estrutura ora didática, ora poética. O resultado é uma perspectiva de Carolina Maria de Jesus que tenta contemplar como foi viver na pele da escritora.” – Folha de S. Paulo
“Gosto principalmente da forma como os dois (Sirlene Barbosa e João Pinheiro) construíram em Carolina um projeto com imensa sustentação histórica e bibliográfica que ainda flui perfeitamente como narrativa quadrinística.” – blog Vitralizado
“Um belo exemplo de como as histórias em quadrinhos podem ser usadas como uma importante fonte de resgate de momentos históricos ou personagens, que muitas vezes não recebem o devido reconhecimento por sua obra e pela diferença que fazem nas nossas vidas.” – Bruno Auriema (blog Amplifique-se)
Conheça um pouco da obra (clique aqui)