Joana e os gatos

Uma conversa com a premiada quadrinista portuguesa Joana Estrela sobre "Miau!", seu novo livro, e sobre como gatos, infância e imaginação se entrelaçam em suas histórias
29 de outubro de 2025 por
Joana e os gatos
Editora Veneta

Por Leticia de Castro


Nascida em 1990 em Penafiel, no norte de Portugal, Joana Estrela lê quadrinhos desde pequena. Como tantas crianças brasileiras, foi com os gibis da Turma da Mônica que ela teve seus primeiros contatos com a leitura.

Hoje, aos 35 anos, é uma premiada quadrinista e autora de livros para a infância, com mais de dez livros publicados no mundo todo e cinco prêmios, incluindo dois do Festival Amadora BD e um Serpa de ilustração.

Miau!, que chega agora ao Brasil, é uma HQ silenciosa para a primeira infância, sobre a rotina de uma garota com seus dois gatinhos de estimação. O livro é fruto de um projeto de pesquisa sobre a relação das crianças com seus animais de estimação. Conversamos com ela sobre o livro e sua relação com os livros.

 

- Você teve bichos de estimação na sua infância? E hoje? Poderia nos contar um pouco sobre eles?

Tive vários gatos quando era criança. E também coelhos, pássaros e uma tartaruga chamada Mimi! Neste momento não tenho animais de estimação mas na altura em que fiz o livro Miau! vivia com os gatos da minha irmã, o Muji e o Miso. Um é branco e o outro é preto e foram uma grande inspiração para o livro!


- Miau é fruto de um projeto de pesquisa sobre a relação de crianças com animais (o projeto Clan). Poderia nos contar um pouco sobre essa pesquisa e como ela influenciou a criação do livro?

Tive acesso às entrevistas que foram feitas com as crianças, em que falam sobre os seus animais de estimação, e chamou-me à atenção a importância dos horários, das rotinas do dia-a-dia. Também se fala muito de brincadeira, e sobre portar-se bem (ou não!), que também são questões muito ligadas tanto à infância como aos animais de estimação.

 


- Qual era a sua relação com os livros durante a infância? Quais leituras mais te marcaram?

Sempre gostei muito de ler e como vivia muito perto da biblioteca municipal, tinha todos os livros que queria! Os meus autores preferidos eram o António Torrado e a Alice Vieira. Uma vez li um livro que se chama O Poeta Faz-se aos 10 Anos, de Maria Alberta Menéres, que me inspirou mesmo muito e me fez querer escrever.

 


- E com o desenho? Você sempre gostou de desenhar?

Sim, tive sorte de ter uma mãe que também gosta de desenhar e de fazer trabalhos manuais, então faziamos muitas coisas criativas em casa.

 

- Você tem várias historias em quadrinhos publicadas já. Quando começou a se interessar por HQs?

Mais uma vez, graças à minha mãe. Ela sempre foi leitora de quadrinhos e antes de eu nascer já tinha uma grande colecção de gibis da Turma da Mônica. Eram a minha leitura preferida em criança e ensinaram-me muito sobre como contar uma história com imagens.


- Poderia descrever um pouco o seu processo de criação?

É sempre um bocadinho diferente. Para este livro, primeiro li as entrevistas e conversei com os investigadores do CLAN. Depois de decidir que queria fazer um livro que acompanhava dois gatos no seu dia-a-dia, fiz uma lista de coisas que podiam acontecer. Tipo: comer, ir à caixa de areia, dormir, pedir comida, partir alguma coisa... Soa um bocado simples mas a verdade é que fui desenhando uma a uma as situações da lista e ao mesmo tempo ia pensando na melhor forma de as unir umas às outras, como quem faz um puzzle! 


Leticia de Castro é jornalista, diretora editorial da Veneta e do selo infantil Oh! Outra História.


Seu bloco de código dinâmico será exibido aqui... Esta mensagem é exibida porque você não forneceu um filtro e um modelo a ser utilizado.


Joana e os gatos
Editora Veneta 29 de outubro de 2025
Compartilhar esta publicação
Marcadores