Descrição
A autobiografia da poeta beat Diane di Prima, Memórias de uma beatnik é o mais vívido retrato da boemia nova-iorquina dos anos 50. Os clubes de jazz, as livrarias, o amor livre, as primeiras comunidades hippies, as drogas e uma jovem de 20 anos descobrindo o quanto Nova York podia ser divertida, selvagem e perigosa.
Escrito por encomenda do editor francês Maurice Girodias, que, entre tantos autores, lançou Vladimir Nabokov, Henry Miller, Samuel Beckett e William S. Burroughs, Memórias de uma beatnik foi originalmente concebido como um livro erótico, mas, graças ao talento e ao senso de humor de Diane di Prima, tornou-se algo mais, o registro de uma época efervescente pelos olhos de uma mulher libertária.
“Uma rara oportunidade de ver a geração beat pelos olhos de uma mulher”
– (The New York Times)
“Fundadora e editora de várias das mais importantes revistas beatniks, uma poeta brilhante e prolífica cuja relativa obscuridade em comparação aos homens com os quais esteve associada chega hoje a ser escandalosa”.
– (The Village Voice)
“Nenhum escritor de ficção poderia criar uma história tão incrível quanto a da jornada de Diane di Prima pela vida.”
– David Amran
“Diane di Prima, ativista revolucionária da renascença beat, heroica na vida e na poesia, de uma erudição bem humorada e boêmia… Ela é um gênio!”
– Allen Ginsberg