Acesse o nosso canal no YouTube!

Endereço: Rua Araújo, 124, 1º Andar, São Paulo          Tel.: +55 (11) 3211-1233          Horário: Seg. à Sex., das 9h às 19h.

A musa dos vampiros

Lizzy Siddal, que Alan Moore menciona em “Holborn”, no livro A VIDA SECRETA DE LONDRES, é Elizabeth Siddal (1829-1862), pintora, poeta e musa de diversos pintores pré-rafaelitas. Ela é a modelo de Ophelia, de John Everett Millais, a mais célebre representação de Ofélia, a infeliz noiva de Hamlet.

Siddal era casada com o também poeta e pintor Dante Gabriel Rossetti (1828-1882). Neil Gaiman retratou o casal Lizzie e Dante Rossetti no episódio “Como eles se encontraram”, da série Sandman.

Quando Siddal morreu, o marido colocou em seu caixão papéis com vários poemas inéditos dedicados a ela. Passados alguns anos, Rossetti, em crise de criatividade, quis reaver os poemas e fez desenterrarem o caixão da mulher.

Elizabeth Siddal teria sido também a inspiração para a personagem Lucy, do Drácula de Bram Stocker. A lenda diz que Stocker teria presenciado a exumação do cadáver de Siddal, e que seu corpo não teria se decomposto mesmo depois de anos enterrado. A artista estaria linda e pálida, como era em vida, e seus cabelos vermelhos teriam continuado a crescer.

Aliás, seu marido, Dante Rossetti, era sobrinho do Dr. John Polidori, criador de O Vampiro (1819), o primeiro livro sobre o assunto. Seja como for, Elizabeth Siddal tornou-se uma referência fundamental para a iconografia vampirística.

 

 

LIVROS RELACIONADOS

Você também vai gostar

Yuri Moraes fala sobre sua relação com o punk rocker GG Allin, que inspirou o personagem GG, protagonista de TERRA...
Por Rogério de Campos * Não entendi a primeira história em quadrinhos do Marcello Quintanilha que eu li. Na época,...
por Rogério de Campos Osamu Tezuka não inventou os mangás. Quando ele surgiu, os quadrinhos japoneses já tinham uma história...
Lizzy Siddal, que Alan Moore menciona em “Holborn”, no livro A VIDA SECRETA DE LONDRES, é Elizabeth Siddal (1829-1862), pintora,...