v-de-veneta

A 2ª temporada do V de Veneta está disponível no Youtube. Inscreva-se no nosso canal!

Endereço: Rua Araújo, 124, 1º Andar, São Paulo          Tel.: +55 (11) 3211-1233          Horário: Seg. à Sex., das 9h às 19h.

Eu e o Senhor Crumb

Siga-nos

Por Camilo Solano*

Foi assim, no susto. Quando me dei conta, eu tava na França com meu irmão, no banco de trás de um carro, e na frente estavam Aline e Robert Crumb.

Eles foram nos buscar numa estação de trem perto da casa deles. Mas esse “perto”, na verdade, foram 45 minutos de viagem para um lugar isolado, distante da civilização.

É isso. Os Crumb hoje moram em um lugar com poucas pessoas, muita natureza e (naqueles dias) muito calor.  Ano que vem faz dez anos que tive meu primeiro contato ao vivo com os dois. Foi a primeira coisa que Aline me falou quando me viu: “Dez anos que não nos vemos, hein?” 
Com muitas conversas e trocas de cartas durante esses dez anos, criei uma amizade muito rica com Robert e Aline. Apesar de ser um grande admirador, nunca agi como um fanboy. 

É uma honra ter o Crumb como um “padrinho” nesse mundo dos quadrinhos.
Em 2013, quando lancei o meu primeiro gibi, eu já conversava com ele sobre música, arte, política e tudo que dava na cabeça. Acho que música é o lance que mais esteve presente nesses papos. O interesse dele por música brasileira é imenso e fico muito feliz em poder  apresentar músicos como Tonico e Tinoco e vê-lo pirando nesse tipo de música.

Embora eu nunca tenha tido paixão por música sertaneja, essa música caipira raiz é muito boa e faz parte da nossa história: Tonico e Tinoco são de São Manuel, minha cidade natal. 
E esses dias na França foram dias em que falamos sobre música, desenho e Brasil. Sim, os Crumb estão muito atentos ao que estamos vivenciando com essa política atual. E estão horrorizados em observar os passos que o Brasil está dando para trás. 
Também aproveitei para mostrar “O Fio do Vento”. Robert gostou muito. Deu umas dicas de branco e preto e ficou pasmo ao saber que algumas páginas do quadrinho são todas feitas no computador. 
Quando me dei conta, estava de volta ao Brasil. Ainda estou digerindo o que foi essa viagem e tudo o que aconteceu naqueles dias na casa do casal Crumb. Só sei que aprendi muito.
E agora estou aqui, com vontade e energia para produzir muito mais.

*Camilo Solano é quadrinista, ilustrador e designer. É autor de O Fio do Vento (2019), dentre outras obras aclamadas e indicadas aos maiores prêmios do gênero.

Produtos relacionados:

Você também vai gostar

Por Camilo Solano* Foi assim, no susto. Quando me dei conta, eu tava na França com meu irmão, no banco...