v-de-veneta

A 2ª temporada do V de Veneta está disponível no Youtube. Inscreva-se no nosso canal!

Endereço: Rua Araújo, 124, 1º Andar, São Paulo          Tel.: +55 (11) 3211-1233          Horário: Seg. à Sex., das 9h às 19h.

JC, O VAMPIRO – versículo VI

Siga-nos

De como São João Batista era um sujeito chato pra cacete

Por Rafa Campos Rocha *

 

– E quando vocês simplesmente brotaram da água? Quantos desmaiaram? Uns cinco, não é?

– Duas mulheres e um ricaço, João, já conversamos sobre isso – eu tentava interromper João pela enésima vez, à luz da fogueira – Olha, obrigado pelas roupas e…

–  Eu já falei dos meus planos para vocês, não é mesmo?

A minha ideia tinha funcionado até certo ponto. Brotamos do rio como entidades benéficas e dissemos que aquele homem estava certo em batizar todos. Pantera ainda fez aquele truque com a água, que se abriu em volta de nós dois. Sem contar que o próprio Pantera já é uma verdadeira aparição vestido, o que dizer nu.

Houve uma histeria inicial e alguns desmaios. Mas os presentes julgaram que tínhamos sido evocados por João Batista e que precisávamos de roupas – insinuação minha, é claro – para habitar entre os mortais. O único rico presente com roupas que serviriam em Pantera desfez-se de seus bens e saiu correndo nu, pela planície, em êxtase algo mais que religioso. Eu fiquei com a roupa de um marido bem intencionado de uma não-tão-bem-intencionada esposa fiel (ao culto, é claro) de João. Por sinal, essa esposa disse que as crianças dormiriam cedo e apontou a casa grande e bonita onde ela e o marido estariam. Ele só assistiria, mas como eu estava de bom humor, talvez o deixasse participar.

Olhei melancólico para a casa e depois para João, que falava há dezesseis voltas da ampulheta sem parar, contente por ter companhia sobrenatural para o seu desvario. Pantera, como sempre, se divertia muito, e interrogava João sobre os detalhes de sua doutrina.

– Gostei dele. Estou pensando em transformá-lo e matar você – disse em meu ouvido, sorrindo.

– Por favor, faça isso agora. Não aguento mais uma hora com esse homem – sussurrei de volta, sempre olhando para a varanda de promessas, duas quadras adiante.

Para o meu azar, Pantera achou por bem não me assassinar. Um erro que ele iria pagar com a vida, como o leitor vai perceber, em alguns versículos. João continuou por mais uma hora com suas divagações a respeito da necessidade de sacrifício, da ascese, da pureza original e todo o tipo de pataquada que alguns de vocês ousaram colocar em meus doces lábios, nos séculos que viriam.

De todas essas estultices idealistas e repressoras, a necessidade do sacrifício é a que mais revolta. O sacrifício pessoal é errado, ponto. Não deve ser um sacrifício cuidar dos próprios filhos, a não ser que eles sejam um sacrifício de sangue para uma ou outra seita, que conheci pelas minhas andanças. Mesmo assim não recomendo. O trabalho não deveria ser um sacrifício, e a religião deveria ser, pelo contrário, um alívio. Mas o que mais me revolta são as pessoas que dizem que se sacrificaram pelo casamento –Como é possível? – e essa, então, é hilária: se sacrificaram pelos filhos.

“Mas e os pequeninos? E o Reino dos Céus”? Bom, em primeiro lugar, crianças para mim nem cozidas em fogo baixo, com orégano, folha de louro, pimenta vermelha, dois dentes de alho, manjericão e sal marinho a gosto. Precisa de pelo menos oito horas de panela e, por mais que os filhos dos ricos não tenham músculos e acumulem gordura extra nas pernas e barriga – que derretida acrescenta um gosto especial à carne – não vale o esforço e os ossos não são assim tão fáceis de se esconder.

Em segundo lugar, a coisa mais próxima que eu conheci do Reino dos Céus foi a cidade das Harpias, que ficava realmente em um lugar bem alto, sustentada por enormes imãs que atuavam em força contrária ao núcleo da Terra. E a cidade das Harpias só pode ser agradável para as Harpias, com aquelas vozes estridentes e aqueles intermináveis espetáculos de Heavy Metal melódico.

Mas onde eu estava? Ah, sim, em como o sacrifício e a transcendência são embustes reacionários destinados a manter a população ignara no cabresto e em como eu iria demorar ainda uma hora e meia para pular – com relativa facilidade, é claro – a balaustrada da minha casada prometida.

Mas pulei e forniquei a noite inteira, assistido, muitas vezes mais do que com os olhos, pelo marido inebriado. O único incidente infeliz foi ejacular, a pedidos, na boca do pobre homem, que, ignorante como eu da fisiologia vampírica, acabou sendo pulverizado pela rajada fotônica que, percebi no momento, havia substituído para sempre o meu esperma.

Por sorte, os restos de um homem pulverizado por uma rajada fotônica são bem mais fáceis de esconder do que os ossos de crianças

 

Leia também

JC, O VAMPIRO – VERSÍCULO V

JC, O VAMPIRO – VERSÍCULO IV

JC, O VAMPIRO – VERSÍCULO III

JC, O VAMPIRO – VERSÍCULO II

JC, O VAMPIRO – VERSÍCULO I

 

* Rafa Campos Rocha é autor de Lobas e Deus aos Domingos

 

PRODUTOS RELACIONADOS

                

 

 

 

Você também vai gostar

Leia o prefácio da edição brasileira de Squeak the Mouse, de Massimo Mattioli Por Rafael Campos Rocha * Não existe...
Leia o primeiro capítulo de JC, o Vampiro, novo romance de Rafa Campos Rocha, que a Veneta publica semanalmente, a...
Deus, a criação de Rafael Campos Rocha, tornou-se uma das personagens mais cultuadas da HQ brasileira contemporânea. E talvez a...
Após ser resgatado das garras do Império Romano, JC experimenta as delícias (e as dores) da vida eterna na Galileia...